Teorias do Envelhecimento

Continuando o post sobre envelhecimento, vamos ver agora como ele ocorre:

 

Há várias teorias que explicam o processo de envelhecimento, por isso muitos cientistas ficam fascinados pelo estudo dos mecanismos de tal processo.

  • Teoria do desgaste – Esta teoria afirma que cada organismo estaria composto de partes impermeáveis, e que a acumulação de falhas em suas partes vitais levaria à morte das células, tecidos, órgãos e finalmente do organismo comoum todo.
  • Teoria do erro catastrófico – Propõe que com o passar do tempo se produziria uma acumulação de erros na síntese proteica, que finalmente determinaria prejuízos na função celular.
  • Teoria dos radicais livres – É uma das teorias mais populares, pois defende que o envelhecimento seria o resultado de uma inadequada proteção contra os danos produzidos nos tecidos pelos radicais livres.
  • Teoria do relógio biológico – Esta teoria foi umas das pioneiras para explicar o processo do envelhecimento. Consta que cada organismo possui um relógio, que determina quando se inicia o envelhecimento, e marca as épocas emque suas características seriam mais visíveis.

 

Alterações morfológicas e funcionais causadas pelo envelhecimento

As alterações causadas pelo envelhecimento intrínseco são mais harmônicas, ocorrendo a diminuição da função cardiocirculatória e queda da atividade respiratória, a pele torna-se mais delgada, e em alguns lugares enrugadas. Ela se torna mais permeável, permitindo a passagem mais rápida de micro-organismos. As fibras de colágeno da derme tornam-se mais grossas e as fibras elásticas perdem parte de sua elasticidade, aumentando a gordura no tecido subcutâneo.

 

Alterações celulares causadas pelo envelhecimento

As funções de cada célula do organismo também passam por alterações com o processo do envelhecimento: a função celular declina progressivamente com a idade. As células que vão ficando velhas têm menor capacidade de captação de nutrientes e reparo de danos cromossômicos, além de possuírem núcleos irregulares e diminuição do retículo endoplasmático.

Envelhecimento X Pele

Com o envelhecimento a pele começa a sofrer mudanças que modificarão seu aspecto. As fibras elásticas irão se alterar, ocasionando a perda da elasticidade, haverá uma diminuição da espessura da pele e do tecido subcutâneo, o que levaráao aparecimento de rugas.

As linhas de expressão são observadas em toda a pele, sendo mais visíveis em áreas que foram expostas abundantemente à luz solar, vento e frio.

 

 

O aparecimento das primeiras linhas de expressão começa na adolescência, porém não são muitos visíveis. Aos 25 anos surgem linhas pequenas, finas junto ao sulco nasogenianos. Até cerca dos 40 anos aparecem rugas que adquiremdimensão média, e a partir desta idade as rugas já estão mais acentuadas e tambémhá um aparecimento de rugas na área do pescoço.

 

Deixe uma resposta