Segurança em Cosméticos – Parte 2

Continuando a série sobre segurança em cosméticos, veremos agora outro teste que também deve ser realizado para todos os produtos: Irritação Acumulada e Sensibilização Dérmica.

Pra que serve esse teste? É um teste de avaliação prolongada do produto, que permite verificar se o uso contínuo não provoca irritações ou sensibilização, facilitando o desenvolvimento de alergias.

Como é feito: Da mesma forma que o teste de Irritação Primária, uma amostra do produto cosmético é colocada em um disco de algodão, e este disco é colocado em contato com a pele. Neste caso, porém, são feitas aplicações três vezes por semana, com acompanhamento a cada 24 ou 48h após a aplicação, por um período de três a quatro semanas, dependendo do protocolo. É feita uma pausa entre as aplicações (de aproximadamente uma semana) e então o produto é aplicado novamente na pele, por 24h.  Ao final do teste, é avaliado se existem sinais de irritação ou alergia (vermelhidão, inchaço, coceira no local da aplicação, descamação, entre outros).

A combinação dos testes de Irritação Primária e Acumulada permite que seja colocado na rotulagem do produto a frase “Dermatologicamente Testado”.

Duvidas? Deixe nos comentários! (:

Deixe uma resposta