Como usar o 5s na sua casa!

Você conhece a metodologia 5s? Aposto que muitos já ouviram o nome, mas não sabem o que significa. Eu passei a trabalhar em um local que utiliza essa metodologia e agora estamos implantando em casa. É muito bom para manter tudo organizado e no lugar!

Como usar o 5s na sua casa!

O significado de cada S é:

  • Seiri (senso de utilização): separar as coisas necessárias das desnecessárias;
  • Seiton (senso de organização): ordenar e identificar as coisas, facilitando encontrá-las quando desejado;
  • Seisou (senso de zelo): criar e manter um ambiente físico agradável;
  • Seiketsu (senso de higiene): cuidar da saúde física, mental e emocional de forma preventiva;
  • Shitsuke (senso de disciplina): manter os resultados obtidos através da repetição e da prática.

Acho muito válido aplicar o Seiri pelo menos 2x ao ano, separando tudo que realmente usamos daquilo que está parado no armário. Todos os armários, viu? Além das roupas, sapatos, maquiagens e até alimentos e utensílios de cozinha passaram por essa separação aqui em casa!

Como usar o 5s na sua casa!

Como o marido e eu somos desorganizados e bagunceiros (#verdades), também fizemos o Seiton e identificamos um lugar especial para cada item. Dessa forma fica fácil de achar e fácil de guardar também.

Para o Seisou, temos que criar a consciência de arrumar imediatamente depois de bagunçar. Parece óbvio, mas pode ser difícil para os bagunceiros de plantão. Aqui em casa estamos nos policiando e um acaba cobrando o outro.

O Seiketsu e Shitsuke, na minha opinião, vem automaticamente com a padronização dos 3 primeiros no dia a dia. A casa fica mais organizada naturalmente, muito mais simples de cuidar e assim também nossa saúde tem mais atenção, cuidamos mais de nós mesmos. Estou amando!

Como usar o 5s na sua casa!

Pra quem quer começar a adotar o método 5s, algumas dicas:

  • Primeiro: não se intimide! Às vezes, parece que o caos é tão grande que não pode ser dominado, mas com paciência você consegue!
  • Cada coisa tem o seu lugar. Aos poucos e com paciência, a organização ganha forma.
  • Divida os itens em três porções: o que fica, o que deve ser consertado ou reformado e o que será descartado (lixo ou doação).
    • O que fica: itens realmente úteis e importantes.
    • Conserto ou reforma: são roupas que precisam de algum ajuste, equipamentos quebrados ou sapatos que precisam de nova sola, por exemplo.
    • Descarte: são roupas rasgadas que não tenham conserto ou equipamentos cujo reparo não valha a pena, entre outros objetivos que você não utiliza há muito tempo.

Aqui em casa só na primeira fase do 5s saímos com mais de 5 sacolas cheias para doação. As pessoas que precisam agradecem! :D

 

12 comments

  1. blogkailagarcia says:

    Que post incrível, eu amo organizar as coisas assim aqui em casa. Como eu tenho bastante tempo, tento fazer todo mês essa separação, assim a gente ajuda as pessoas que precisam com coisas que a gente deixa parada na nossa casa. É maravilhoso! ❤
    http://www.kailagarcia.com

Deixe uma resposta