O perigo das pintas à saúde

Você reconhece perigo das pintas no seu corpo?

Estamos no verão, época onde mais tomamos sol no ano. O sol também é um dos grandes causadores de pintas, que podem ser consideradas um charme, mas são também motivo de preocupação, pois algumas podem ser perigosas à nossa saúde. É muito importante a avaliação das pintas periodicamente por um dermatologista, sabia?

perigo das pintas

 

O que são as pintas?

As pintas são pequenas formações que aparecem em nossa pele e que podem ser planas, em relevo (altas), lisas ou rugosas. Elas aparecem geralmente em tons castanho claro a escuro e são formadas por células especiais. Elas podem aparecer na pele por genética e exposição ao sol, principalmente sol muito forte.

As pintas podem aparecer durante todo a vida. Algumas nascem quando ainda somos bebês e crianças, mas na adolescência, fase adulta e terceira idade também.

É sempre bom ficar atento a todas as pintas que aparecem, pois as que são discretas e aparecem em locais mais escondidos podem ser preocupantes. Quem tem muitas pode fazer um mapeamento e acompanhamento, para descobrir se crescem ou mudam de cor. Eu faço com algumas anualmente.

O perigo das pintas à saúde

Apesar de às vezes causar um incômodo estético, muitas não são perigosas e nem oferecem risco de transformarem-se em malignas. Mas é preciso atenção pois pessoas com muitas pintas correm o risco de terem câncer de pele.

O câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, porém, o melanoma (mais grave de todos), representa apenas 4% desses tumores. Ele pode se desenvolver por meio de uma pinta ou de uma lesão nova.

As pintas negras, apesar de serem mais visíveis, não estão diretamente relacionadas ao melanoma. É importante sempre avaliar qualquer mudança de cor nas pintas e, caso ocorra, procurar um dermatologista para um exame detalhado. Só um médico dermatologista pode avaliar as pintas e indicar a retirada ou não de pintas suspeitas.

O perigo das pintas à saúde

Eu costumo periodicamente passar em um dermatologista e avaliar, pois tenho algumas no rosto e braços. E vocês, observam o perigo das pintas? Além disso, o cuidado com a exposição ao sol é essencial, hein? ;)

This entry was posted in saúde.

28 comments

  1. Ryokobel says:

    Olá Tata, tudo bem contigo ???
    Gostei muito da sua postagem, acho muito importante levantar esse tipo de questão pois muitas pessoas ainda não sabem que certas pintas podem vir a se tornar algo prejudicial a nossa saúde. Parabéns pela iniciativa !!!
    Eu tenho muitas pintas, e tento ir ao dermatologista pelo menos uma vez ao ano para conferir se está tudo bem. Já tive que tirar algumas pintas por precaução, mas por sorte nunca era nada grave, mesmo assim, é importante observar né ?! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells
    My recent post Fotografia: Cedric Dasesson

  2. Vestindo Ideias says:

    Eu passo protetor solar todos os dias para evitar câncer de pele, ainda mais na minha cor quase transparente hahaha Acho importante sempre falar desse assunto, já que tem muita gente que acha que usar protetor é frescura.

Deixe uma resposta