Receita de Pamonha Salgada!

Gente! Eu falei na última receita que adoro coisas juninas né? Me empolguei e fiz também a receita de pamonha salgada! Como vocês gostaram da última resolvi compartilhar essa também. Vamos lá?

Receita de Pamonha Salgada

Ingredientes:

  • Espigas inteiras de milho (fiz com 12 espigas)
  • 50g de Manteiga
  • Bacon em cubinhos a gosto
  • Queijo em cubinhos a gosto
  • Sal.

Receita de Pamonha Salgada

O primeiro passo é comprar as espigas inteiras de milho. Temos um atacado perto de casa e por isso compramos um saco de espigas (!), todas ainda com a palha. Depois basta abrir todas as espigas e separar as palhas para usarmos depois. Eu joguei fora as palhas mais externas pois estavam sujinhas, e guardei as mais internas. Não se preocupe porque é muita palha pra cada espiga!

Depois de tudo limpo e separado, é hora da parte mais chata: ralar o milho! Rale todo o milho com disposição haha. Mas se prepare: essa parte faz muita sujeira! O milho voa para todos os lados, eu literalmente tomei banho de milho! hahaha

Receita de Pamonha Salgada

Algumas pessoas passam o milho na peneira depois de ralar. Eu resolvi fazer um pouco mais rústico, sem passar na peneira. Ele fica mais pedaçudinho sabe? Acho gostoso! Então com a massa de milho ralado pronta, basta misturar com os outros ingredientes. Nós derretemos a manteiga no microondas e fritamos o bacon. É importante colocar bastante sal, pois como ela será cozida na água perderá uma parte dele.

Receita de Pamonha Salgada

Depois de tudo pronto, é hora de montar os “copinhos” com a palha do milho e amarrar. É uma tarefa para ser feita em 2 e por isso não tirei fotos! Mas achei uma sequencia de fotos do blog Receitas de Todos Nós que ajuda, olha só:

Você vai usar 2 palhas por pamonha, sempre dobrando o final delas para fazer a forma de copinho. É bem fácil! Você pode amarrar com um barbante ou com a própria palha. Acabamos amarrando com fio dental pela pressa.

Todas prontas, basta cozinhar em água fervente por 30min ou até a palha ficar amarela, que é mais ou menos o mesmo tempo. O resultado final é uma delícia!

Receita de Pamonha Salgada Receita de Pamonha Salgada

No total, com 12 espigas fizemos 14 pamonhas. Guardamos na geladeira até acabarem!

A receita de pamonha doce segue a mesma base, só mudam os ingredientes finais. E você sempre pode inovar com outros recheios!

Se você fizer, me conta!

14 comments

Deixe uma resposta