Dicas de Hidratação para cada tipo de cabelo

Quem não gosta de cuidar dos cabelos né? Sei que cada pessoa tem um tipo diferente de cabelo (o da minha mãe é totalmente diferente do meu!) e por isso hoje separei algumas dicas de Hidratação para cada tipo de cabelo.

 

Independente do seu tipo de cabelo, para ter fios saudáveis, sedosos e bem tratados é preciso hidratar a madeixa regularmente viu? Em todas as estações do ano! Principalmente se você usa muitos produtos químicos, secadores e chapinhas.

O tipo de hidratação é definido depois de avaliar a saúde dos fios, situação da fibra capilar e tipo de cabelo. Se o cabelo está muito ressecado, além da hidratação, é importante associar outro processo para reconstrução dos fios. Em alguns casos é o necessário várias hidratações para conseguir a maciez desejada.

Os ingredientes mais utilizados para hidratação dos cabelos são os silicones, óleos vegetais e minerais, ceras, manteigas,  glicerina, pantenol, aloe vera e vitaminas. Vamos ver por tipo de cabelo?

Hidratação & Tipo de fio:

Cabelos secos e com química: são porosos e precisam de água e óleo para estar saudáveis. Dessa forma, o melhor é repor esse nutriente. Opte por máscaras de hidratação com queratina e aminoácidos – produtos que oferecem hidratações mais profundas e recomendadas aos cabelos ressecados por química. A periodicidade semanal é a mais indicada.

Cabelos oleosos – ao contrário do que se possa imaginar não são sinônimo de cabelos hidratados, pois a oleosidade fica apenas na raiz e não chegando ao comprimento do fio, onde acontece o ressecamento. O mais indicado é fazer uma assepsia do couro cabeludo (com argila, por exemplo) para retirar o excesso de oleosidade e só depois hidratar os fios. Pode ser hidratado a cada 20 dias com cremes menos densos para não estimular mais a oleosidade.

Cabelos normais – (geralmente sem processo químico) suportam um período maior entre um tratamento e outro. Recomendo para esse tipo de cabelo as ampolas instantâneas que devolvem o brilho e os torna sedosos e maleáveis rapidamente. Um prazo de 20 a 30 dias entre uma hidratação e outra é o mais indicado.

Qual é seu tipo de cabelo? O meu é oleoso e já fiz assepsia com argila, é bem divertido! Procuro sempre hidratar em casa com produtos que mantenham o brilho sem pesar ;)

E vocês, gostaram das dicas?

10 comments

Deixe uma resposta