Eficácia dos Conservantes – Challenge Test

Há um tempo atrás, mostrei aqui quais são os tipos de conservantes mais utilizados em cosméticos – sempre são usados em combinações, basta procurar a listagem de ingredientes para dsescobrir.

Hoje vou falar sobre o Challenge Test – o teste que mostra se a combinação destes conservantes é eficaz.

Por mais que a produção de um cosmético seja livre de contaminação, a partir do momento que o consumidor começa a utilizar um certo produto, existe um contato com o meio ambiente, permitindo a entrada de bactérias. Desta forma, se não houver um sistema eficaz para controle de microorganismos, o produto será contaminado rapidamente, com alterações de cor, cheiro e aparência, além de poder conter bactérias que causam doenças. Por todos estes motivos, foi desenvolvido pelo FDA um teste para avaliar a eficácia dos conservantes: o Challenge Test.

Como funciona?

Para determinar se a combinação e quantidade de conservantes é adequada ao produto, é retirada uma amostra de aproximadamente 20g e nela são colocados culturas de bactérias ou fungos – normalmente são utilizados os 5 microorganismos abaixo:

  • Staphylococcus aureus
  • Pseudomonas aeruginosa
  • Escherichia coli
  • Candida albicans
  • Aspergillus niger

Onde cada microorganismo é colocado em uma amostra separada. As amostras vão para uma estufa, onde ficam 48h (no caso de bactérias) ou 5 a 7 dias (no caso de fungos). Depois desse tempo, as amostras são avaliadas para descobrir se as culturas aumentadam ou diminuiram. Se aumentaram, o produto volta para formulação, pois é considerado contaminado. Se diminuiram – deve haver diminuição de 99% das bactérias e 90% dos fungos – o produto está aprovado para comercialização!

Um detalhe importante: Não basta o conservante ser eficaz para poder ser utilizado em cosméticos. Ele deve ser aprovado pela ANVISA, atóxico, naõ irittante, ter amplo espectro de atuação, ser efetivo durante todo o prazo de validade do produto, não afetar as propriedades do produto, ser biodegradável e ainda, ter um custo aceitável! Não é fácil! :D

5 comments

  1. Amanda says:

    Oii, tudo bem??

    Estou fazendo meu TCC, e nele vou citar esse teste, gostaria de saber se voce tem alguma referencia para me indicar para que eu possa pegar dados a respeito desse teste… voce me ajudaria muitooo !

    Obrigada, aguardo retorno.

    • tata says:

      Oi Amanda!
      Infelizmente não tenho :( Não trabalho mais na área de cosméticos, então ficou um pouco mais complicado… mas procura no google scholar, aposto que tem muita coisa! :D beijo!

Deixe uma resposta