Tatices

s. f. pl. Coisas da tata

Como tratar queimaduras solares

Muitas vezes, por mais cuidado que tomamos, alguma parte do nosso corpo acaba com uma queimadura de sol – meu ponto fraco é o couro cabeludo, mas sempre uma parte ou outra tem menos filtro solar e acaba queimada. Como tratar essas dolorosas queimaduras?

A primeira dica é o que não fazer: nunca passe pasta de dente ou produtos estranhos na pele queimada – a sensação de frescor mascara os componentes irritantes destes produtos, que podem até lesionar a pele e piorar a queimadura.

Como a pele queimada pelo sol fica muito desidratada, o ideal é sempre passar um creme hidratante a base de uréia no local (por exemplo, diversos cremes pós sol), para manter a hidratação. Caso a dor seja muito intensa, pode ser usado também um creme/pomada com

um princípio ativo anti-inflamatório, que diminuirá o ardor e a vermelhidão do local. A utilização de cremes com Aloe Vera e Calêndula também

ajuda a amenizar o desconforto.

Para os casos mais graves, onde há o aparecimento de bolhas, é aconselhável procurar um médico – deverá ser realizado um tratamento mais específico. As bolhas podem ser estouradas, mas com uma agulha esterelizada! Não retire a pele que cobre a bolha, para não facilitar o aparecimento de infecções.

Para evitar que a pele fique manchada, abuse dos hidratantes, e nunca arranque a pele que começou a descascar! Esfoliações suaves podem ser realizadas, para melhorar o aspecto da pele, mas sempre hidratando bem!

O sol não fica totalmente proibido após a queimadura, mas claro: redobre a proteção! Muito filtro solar, camiseta e chapéu!

Leave a reply