Benefícios da Vitamina C

Começando uma série de posts sobre os benefícios das vitaminas para a pele, vou falar hoje da vitamina C.

                A vitamina C é encontrada em frutas e verduras – sempre as frescas. Ela se oxida muito rápido, então em aproximadamente 15minutos após o preparo de um suco de laranja natural, ela se oxida totalmente. É uma vitamina solúvel em água e não sintetizada no nosso organismo.

 A falta de vitamina C era diagnosticada antigamente pelo escorbuto – doença dos marinheiros, que é caracterizada por sangramentos e inchaço. Atualmente essa doença é bem rara devido ao grande consumo de frutas e vegetais pela população, mas algumas pessoas podem manifestar a falta de vitamina C pela propensão à formação de hematomas (‘roxos’) na pele do corpo ou pela transformação dos pelos ou cabelo do corpo em crespos, quando antes eram lisos.

                A dose diária recomendada de vitamina C é de 60mg, para prevenção de escorbuto e manter o bom funcionamento das células. Ela atua na formação do colágeno da pele, e assim combate os efeitos do envelhecimento – estimulando a produção de colágeno e aumentando a proliferação dos fibroblastos (células produtoras de colágeno, que tendem a diminuir com a idade). A vitamina C ainda tem uma ação anti-oxidante sobre os radicais livres, tanto quando ingerida como como na versão tópica (cremes). Essa ação antioxidante é essencial nos casos de exposição ao sol, poluição ou fumo, onde a quantidade de radicais livres na pele aumenta muito. Um grande exemplo disso é que depois da exposição aguda a radiação ultravioleta, os níveis de acido ascórbico se esgotam, tanto na epiderme quanto na derme.

                 A Vitamina C é um excelente antioxidante da pele, que pode ser manipulado em farmácias ou encontrado em formulações comerciais. Ela é capaz de prevenir efeitos maléficos e até regredir sinais de envelhecimento cutâneo. Para saber qual a melhor forma de utilizar a vitamina C para obter os benefícios, consulte sempre um dermatologista! Mas cuidado, apesar de tantos efeitos benéficos, a superdose de vitamina C também tem um efeito ruim: pode haver a formação de cálculos renais. Então não saiam por aí exagerando!

Exemplos de alimentos ricos em vitamina C:

mamão papaia: 1 unidade de tamanho médio (188 mg vit. C)
suco de laranja: 1 copo (97 mg vit. C)
morangos: 1 copo (84 mg vit. C)
kiwi: 1 unidade (74 mg)
manga: 1 unidade (57 mg)
melão: 1 copo (68 mg)
brócolis: 1 copo (116 mg vit. C)
goiaba – 184mg a cada 100g de fruta
limão – 36mg a cada 100g

One comment

Deixe uma resposta