Por que o sol causa envelhecimento precoce?

Todos os dias ouvimos por aí que o uso de protetor solar é essencial para evitar o envelhecimento precoce. Mas por que o sol causa isso?

Como todos sabemos, o sol é composto de raios UVA e UVB, que atingem a terra e que são responsáveis pelo bronzeado e vermelhidão da nossa pele. Eles também são os responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, causando rugas e marcas.

O que acontece: Os raios solarem penetram na epiderme até atingir a derme (veja as camadas da pele aqui), e conseguem destruir as fibras de colágeno existentes. As nossas células produtoras de colágeno – os fibroblastos – não conseguem reparar totalmente o estrago produzido, e a reparação incompleta desse colágeno destruído leva à formação de uma cicatriz – é o início do fotoenvelhecimento.

A exposição ao sol de maneira intermitente permite que, conforme as fibras de colágeno são destruídas, novas cicatrizes são formadas no local (através da quebra seguida da nova síntese). Isso gera o acúmulo de uma cicatriz na derme,  que se torna visível na forma de ruga.

Como sempre disse minha professora de cosmetologia, no caso das rugas, o correto é prevenir! Depois que elas aparecem, é complicado voltar. Então todas com filtro solar, hein! Principalmente agora no verão que vai começar!

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Produtos recomendados:

Protetor Solar com                        Hidratante Tonalizante para

FPS 30 Mary Kay®                   o Rosto com FPS 20 Mary Kay®

Solução Diurna com FPS 25 TimeWise®

Interessou? vendinhadatata@gmail.com

Deixe uma resposta