Por que hidratar a pele?

Diariamente, utilizamos diversos cosméticos para o rosto e corpo, que entram em contato direto com a pele. E como é formada a pele?

A pele, por definição, “É um conjunto de tecidos, com organização estratificada, que reveste o corpo e apresenta componentes estruturais e metabólicos que trabalham em sintonia com o meio ambiente para manter a saúde do ser a que envolve.”

Simplificando, a pele é um órgão com várias camadas diferentes, que tem como uma das funções principais proteger o corpo contra o meio exterior.

Ela tem, basicamente, 3 camadas:

– Epiderme ( a camada mais externa)

– Derme

– Hipoderme

A epiderme é a camada que fica em contato direto com o ambiente. Ela é formada por Queratinócitos, que produzem a queratina; Melanócitos, que produzem a melanina, e células nervosas. É a camada alvo dos hidratantes, filtros solares e loções diversas.

Na derme ficam os fibroblastos, onde são produzidas as fibras de colágeno e elastina, além das glândulas produtoras de suor e oleosidade. É a camada alvo dos cremes e loções anti-rugas.

Na hipoderme ficam as células que acumulam gordura, e assim, é a camada responsável pela celulite. Os cremes anti-celulite devem atingir esta camada.

Focando na camada mais externa da pele, vamos ver a importância da hidratação:

A epiderme produz normalmente uma secreção natural para hidratação da pele. Algumas pessoas produzem em excesso (pele oleosa) e outras produzem pouco (pele seca). Os dois casos precisam que a pele seja hidratada – a pele oleosa pode produzir muito óleo, mas muitas vezes acaba sem a própria água.

E por que hidratar? Após os banhos ou no inverno, essa camada protetora diminui ou some. Assim, a hidratação devolve essa camada, preservando a pele com aspecto hidratado e lustroso. Mas atenção, obedeça sempre ao hidratante mais adequado ao seu tipo de pele: hidratantes para pele seca tem maior quantidade de óleo; já os hidratantes para pele oleosa praticamente não tem óleo, e funcionam aumentando a quantidade de água na pele.

Uma dica para melhorar a hidratação é aplicar o hidratante logo após o banho, quando a pele ainda estiver úmida! Isso ajuda a selar a hidratação e deixar uma ótima sensação na pele!

Mas muito importante, além de hidratar, é beber muita água! A água vai ajudar a manter a hidratação, junto com o hidratante! :D


3 comments

  1. Lilian says:

    Muito interessante seu post sobre hidratação da pele!

    Aproveitando, gostaria de deixar uma dica:

    Acontece nesta quarta-feira, dia 15/12, às 15h, um chat sobre hidratação e proteção solar no site: http://migre.me/2UCbC
    A Dra. Danielle Nascimento, médica dermatologista, esclarecerá dúvidas relacionadas a beleza e saúde da pele.

    Como o assunto é pertinente ao seu blog, seria interessante se você pudesse participar.

    Qualquer dúvida meu e-mail é lilian.nascimento@agenciaideal.com.br

    Bjs,

    Lilian

    Agência Ideal

Deixe uma resposta