Ciclos de Crescimento do Cabelo

 

Imagino que toda mulher goste de ver seu cabelo crescendo. É ótimo poder cortar, pintar, mudar e voltar ao cabelo antigo se algo der errado!

Mas como o cabelo cresce? Por que o da minha amiga cresce mais rápido que o meu?

Em nosso couro cabeludo, possuímos em torno de 120.000 folículos capilares determinados geneticamente.

O crescimento do cabelo é feito pela proliferação basal, ou seja, existe deposição de queratina (uma proteína) na base do fio e conseqüente extrusão deste para fora do
folículo. Então, a parte externa do fio, que apresenta um crescimento aparente, não se modifica em toda a sua extensão.
São três as fases de crescimento do cabelo:

Anagênese: que dura aproximadamente de 2 a 5 anos e cresce 0,4 mm por dia.

Catagênese: também chamada de fase de repouso, que dura poucas semanas, quando então, se dá a sua separação da papila e tem inicio a terceira fase.

Telogênese: a fase de repouso total. Dura cerca de 3 meses. Ao final da fase telógena, os fios caem. Mas antes disso ocorrer,
um novo fio de cabelo na fase anágena usualmente começa a crescer.

As 3 fases ocorrem simultaneamente – parte dos fios está na Anagênese, parte na Catagênese e parte na Telogênese. Dessa forma, ao mesmo tempo que o cabelo cresce, os fios vão se renovando.

E qual a diferença de crescimento entre Asiáticos, Africanos e Caucasianos?

Nos Asiáticos, os fios crescem cerca de 1,3cm ao mês. O modo como o folículo está implantando no couro cabeludo faz com que ele cresça sempre reto, perpendicular. Por isso, os asiáticos tem cabelo liso.

Nos Africanos, os fios crescem cerca de 0,9cm ao mês. O folículo está implantado de forma quase paralela ao couro cabeludo e, por isso, o fio de cabelo nasce enrolado nele mesmo.

Nos Caucasianos, os fios crescem cerca de 1,2cm ao mês. O folículo está em um ângulo oblíquo ao couro cabeludo, tornando os fios levemente curvados.

E claro, uma alimentação balanceada, com vitaminas e minerais pode acerelar o crescimento dos cabelos! :D

Dúvidas? Deixe nos comentários!

 

2 comments

Deixe uma resposta