Quando jogar seus produtos fora?

 

Por mais que seja triste, os nossos belos cosméticos e maquiagem tem um prazo de validade. Os conservantes presentes nos produtos de beleza tem um tempo limitado de vida, e depois disso pode ocorrer o crescimento de fungos e bactérias.

Produtos importados (geralmente dos EUA), trazidos em viagem ainda não tem prazo de validade – os Estados Unidos ainda não regulamentam data de validade em produtos cosméticos (!!), mas temos que saber quando jogar fora. Para produtos brasileiros e importados oficialmente, todos devem ter um prazo de validade específico, calculado de acordo com os testes de eficácia de conservantes.

Além do prazo de validade de um produto, também devemos prestar atenção na indicação da embalagem que mostra por quanto tempo você pode guardar o produto depois de aberto – quando o produto é aberto, há contato com o ar e bactérias das mãos, que aceleram na degradação dos convervantes. Por isso, mesmo que seu produto tenha validade de 3 anos, se depois de 6 meses aberto ele mudar de cheiro / textura, lixo!

Se você não se lembra quando comprou / abriu um produto, veja aqui algumas dicas de como saber se já é hora de dizer adeus:

  • Alteração de cor ou cheiro.
  • Se endureceu ou está provocando irritação nos olhos (no caso de cosméticos e maquiagem para a área dos olhos)
  • Mudança na textura (produtos líquidos, em pasta ou lápis).
  • Alteração na consistência (cremes, emulsões, protetor solar)

Produtos líquidos, que contém água em sua formulação, são geralmente os que possuem menor vida útil depois de abertos, já que a água é um ótimo meio de cultura para bactérias e fungos. Produtos em pó (sombras, pó compacto, blush, etc) são os que tem a maior vida útil, pois é muito difícil haver o crescimento de bactérias e fungos – mas isso não significa que eles duram para sempre, pois só o contato com o ar já causa a oxidação da matéria prima, alterando sua estrutura e propriedades!

Só pra vocês terem uma ideia, essa é a média de prazo de validade dos produtos:

Batom: aproximadamente 18 meses a 2 anos, dependendo da formulação.
Máscara para cílios: de 3 a 6 meses, e em alguns casos, 1 ano no máximo mesmo. Passando disso, ele fica ressecado e pode causar irritações.
Blush e sombra: de 12 a 18 meses. Porém, se bem conservado, longe do sol e umidade poderá durar até 4 anos.
Delineador líquido: mesmo caso da máscara, de 3 a 6 meses.
Pó facial: Se for bem conservado chega a durar até 10 anos sem maiores problemas.  Este vale a pena investir e cuidar bem.
Base: em média entre 1 a 2 anos.
Lápis de olho e boca: 2 anos.
Loções, emulsões, cremes: em média 2 anos de duração.
De quanto em quanto tempo você joga fora seus produtos?

Deixe uma resposta